quinta-feira, 23 de julho de 2015

Projeto TCC



PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

Curso: Pós-graduação Latu-Sensu em EAD
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Professora: Daniela Rocha Silva
Cursistas: Marcus Martins MacedoI; Patrícia Cristiane Fernandes SiqueiraII.
Orientadora: Patrícia Rebelo
Tipo de pesquisa: Revisão Bibliográfica

ILicenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Montes Claros – Minas Gerais - 2013; Bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade de Brasília  – Distrito Federal - 2003; Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

IILicenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Montes Claros – Minas Gerais; Tutora à distância do Curso Alimentação Escolar – Profuncionários, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais  - IFNMG.


1 – Tema
As Tecnologias Digitais na Educação a Distância

2 – Apresentação
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs vem se ampliando em proporções geométricas em todas as áreas do conhecimento. Muitas profissões tradicionais desapareceram e várias inimagináveis se tornaram realidade. Cada vez mais, as TDICs se tornam essenciais nos processos educacionais, onde proporcionam aos professores e alunos comunicarem-se de forma multimidiática. É impossível hoje pensar a educação sem o uso e a incorporação interligada em rede das tecnologias digitais como ferramentas de produção e promoção do conhecimento.
A educação à distância – EAD, tem em seu histórico, desde o início da construção das suas propostas pedagógicas, o intenso uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Com o avanço da convergência das mídias para o ambiente digital, as TICs migraram para mundo numérico e eletrônico. Mas por si só estes instrumentos educacionais informatizados não garantem êxito nem qualidade no processo educativo. É necessário adaptar e modernizar as propostas pedagógicas para efetiva construção do conhecimento por meio dessas tecnologias digitais, criando a cognição em um ser integralmente conectado em rede, capaz de interagir com o meio e reconstruir-se cultural e politicamente de forma autônoma.

3 – Problematização
O desenvolvimento tecnológico mundial direcionado ao mercado de produtos populares tem aprofundado a capilaridade da globalização, enquanto as políticas de governo implementadas no Brasil, com o objetivo de democratizar o uso da informática e, por extensão, os meios de comunicação, tem permitido, cada vez mais, o acesso à informação e ao conhecimento, pelas camadas mais vulneráveis da sociedade.
A experiência brasileira em EAD tem ampliado sua capacidade, mas essa expansão esbarra na lenta democratização do acesso a internet, que satisfaça plenamente as demanda do sistema de ensino. Esbarra também na deficiente formação técnica dos usuários do sistema educacional, deixando a desejar o uso da capacidade física instalada e ainda esbarra na natural resistência e inseguranças da sociedade às novidades do modelo EAD. Há também gargalos de ordem econômica e políticos, porém não tratados nessa pesquisa.
Mas a questão principal que buscamos responder nessa pesquisa é como adequar as mídias para determinada situação de aprendizagem, considerando os objetivos pedagógicos e didáticos previamente definidos, como bem questiona a autora Maria Luiza Belloni (2001, p. 26) e a consequente elaboração do discurso pedagógico adequado a estes componentes e as características técnicas dos meios escolhidos para o ensino?

4 – Objetivos
4.1. Geral:
Investigar como os teóricos modernos compreendem o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo EAD.
4.2. Específicos:
4.2.1. Investigar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação se tornam ferramentas de aprendizagem no processo EAD.
4.2.2. Identificar o discurso pedagógico adequado às linguagens multimídias utilizadas na EAD.

5 – Metodologia
O universo da pesquisa compreende as proposições teóricas dos autores visitados. O procedimento metodológico a ser adotado será o de compilação de ideias, análises dos conceitos relatados e a apresentação de possíveis interpretações ou pontos de vistas.
Será realizada uma revisão bibliográfica dos autores especializados em multimídia, hipermídia, teoria da linguagem, comunicação, interatividade, tecnologia digital, teoria da educação e EAD, além de preocupar-se com o trabalho teórico sobre avaliação, como suporte necessário a validação da pesquisa.
Este projeto busca subsídios teóricos para colaborar na construção de um modelo pedagógico, desenhado com o viés intuitivo e subjetivo, como todo processo de educação deve ser.
Vamos buscar embasamento teórico na literatura sobre avaliação qualitativa, que se aplica às práticas de pesquisa científica nas áreas de ensino/aprendizagem.
Procuraremos demonstrar, por ampla argumentação de autores reconhecidos pela academia, que essa revisão bibliográfica  As Tecnologias Digitais na Educação a Distância pode sugerir alternativa e caminhos mais sustentáveis a serem trilhados, quando a temática em tela é o uso de Tecnologia Digital de Informação e Comunicação - TDIC, interativa e simultânea na EAD.

6 – Referencial teórico:
Edmund Couchot
O uso da imagem nunca foi tão intenso na civilização humana com neste início do III milênio. Com a convergência digital as imagens podem ser registradas, tratadas, manipuladas, conservadas e difundidas, antecipando a revolução tecnológica que se aproxima. A ciência já utiliza a simulação em suas pesquisas e não tratam mais a realidade, mas sim a sua representação. Não são experimentos in vitro, mas in machina (Couchot, 1998, p. 129).

Philippe Quéau
Agora as imagens codificadas digitalmente, formam uma nova escrita. Trata-se de uma revolução escrita profunda. Os formalismos abstratos podem produzir, diretamente, imagens. É uma reconfiguração dos saberes e dos métodos, das escritas e das memórias, dos meios de criação e de gestão (Quéau apud Parente, 1993, p. 184).

Serguei Eisenstein
Estamos entrando num mundo novo, onde não há mais a busca pela formação do indivíduo em algo conhecido, balizado, completo e acabado. Hoje se educa para estar sempre em mutação: aprendendo a aprender. Não há mais patamar a alcançar, apenas vislumbram-se degraus adiante. O objetivo não é mais a obra em si, mas o processo de construção (Eisenstein, 1958).

Clitien Rios e Dulce Santos
A escola deve adequar-se à realidade e tomar a seu favor todos os benefícios que as mídias podem proporcionar ao educando, pois o seu uso aumenta o interesse em aprender cada vez mais, além de propiciar maior identificação e aproximação intelectual entre professor e aluno, fator imprescindível ao processo de ensino/aprendizagem (Rios, Santos, 2011, p. 8-11).

Maria Luiza Belloni
Duas grandes vertentes afloram com a midiatização dos conteúdos e currículos dos sistemas educacionais: a primeira é a seleção dos meios mais apropriados para determinada situação do ensino/aprendizagem, considerando os objetivos pedagógicos e didáticos previamente definidos, as características da clientela e a acessibilidade aos meios; e a segunda a elaboração do discurso pedagógico adequado a estes componentes e as características técnicas dos meios escolhidos. A autora afirma que o professor tende a ser amplamente mediatizado: como produtor de mensagens inscritas em meios tecnológicos, destinadas a estudantes de EAD. [...] Embora seja ainda uma utopia o aluno autodidaxia, que espera encontrar no professor um parceiro na construção do conhecimento, a autodidaxia já é uma característica essencial dos modos de aprendizagem das crianças e jovens em sua relação com as máquinas de informação e comunicação, sendo, pois, fundamental que a formação de professores inclua este elemento novo (Belloni, 1998b).

Samira Fayez Kfouri
A compreensão e consequente criação dos recursos midiáticos que serão utilizados para a modalidade EAD devem considerar não só características estruturais específicas como também a cultura sobre os níveis de diálogos possíveis, de acordo com a própria mídia, que combinadas ou não vão interferir no nível dessa distância transacional ( Kfouri, 2009 p. 132))

Silvio Zamboni
Cada evolução técnica específica pode trazer invenções de novos métodos de produção implicando, muitas vezes, em verdadeiras revoluções em outros processos de transformação. A grande maioria das inovações e descobertas tecnológicas incorporadas pelo fazer artístico não foi criada para esse fim. (Zamboni, 1998, P. 53).

Maria Beatriz de Medeiros
O computador é uma ferramenta sistêmica que deve ser configurado de forma aberta e interativa, de forma a permitir uma participação amigável e não programada do usuário. A interatividade mediada por computador revela uma nova relação mais colaborativa, mais dinâmica e flexível no trio básico da comunicação: emissão – mensagem – recepção (Medeiros, 2002, p. 186).

7 – Cronograma
ATIVIDADE
CALENDÁRIO
JUNHO
SEMANAS
JULHO
SEMANAS
AGOSTO SEMANAS
1
2
3
4
5
1
2
3
4
5
1
2
3
4
1

Pesquisas bibliográficas

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2

Elaboração do projeto de pesquisa

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3

Entrega a primeira versão do projeto de pesquisa


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4

Entrega da versão final do projeto de pesquisa




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5

Análise conceitual dos autores estudados

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6

Redação do artigo científico e atualização bibliográfica



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7

Entrega da primeira versão do artigo científico





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8

Entrega da versão final do artigo científico








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9

Construção do pôster para a apresentação.









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Apresentação do artigo científico em formato pôster no seminário de encerramento do curso.












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8 – Referências
ABRANCHES. Sérgio Paulino. Modernidade e formação de professores: a prática dos multiplicadores dos núcleos de tecnologia educacional do Nordeste e a informática na educação. Tese (Doutorado em Educação). USP. 2003.

BELLONI, Maria Luiza. O que é Mídia-Educação. Polêmicas do nosso tempo. Editora Autores Associados.  Campinas. SP. 2001.

COUCHOT, Edmond. Images: de l’optique au numérique. Paris. Hermes. 1998.

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